quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Minha experiência com o YOGA

Este é um tema que eu particularmente "sou completamente apaixonada". Minha experiência com a prática não é tão longa quanto meu interesse. Vim conhecê-la como aluna aqui em SP. Me matriculei no SESC/SP e durante bons meses pratiquei com um grupo de terceira idade - O Hatha Yoga, que em relação a desenvoltura e flexibilidade delas, a terceira idade neste caso era euzinha, tive muitas dificuldades em determinadas posturas "asanas" e claro, aquele medo imaginário travados entre o consciente e sub-consciente que você vai se quebrar inteira. Nossa! Como é difícil vencer essa barreira inicial, porém como nada é IMPOSSÍVEL, tratei logo de ter paciência e persistência. Cada dia eu ia avançando um pouco mais, sem me preocupar com a colega ao lado com seus 60 anos fazendo a posição invertida. Primeira Dica: Respeitar suas limitações e ir avançando aos poucos nas posições. Aliado à prática que era 2 vezes por semana, eu lia assuntos relacionados, buscava meditação e ME OBSERVAR. Segunda Dica: Se observar. Perceber o que está melhorando, o que tem mudado na forma de pensar-sentir-agir. Acredito, que a prática traz beneficios de dentro para fora aí que está a beleza do Yoga. Vou escrever uma série de matérias a respeito para conhecerem sobre o assunto, tão importante para as amigas "Balzaquianas".

Ao final de alguns meses já era capaz de fazer exercícios que no inicio eram "impossíveis". A professora sempre elogiava meu esforço em buscar melhorias e as palavras dela ao término da aula, fazia com que eu saísse de lá me sentindo uma verdadeira guerreira. Não era para menos né? viver na cidade de SP ser guerreira é primordial. 

Infelizmente eu tive que sair das aulas em função de um trabalho no mesmo horário e não havia turma que eu pudesse ser encaixada, devido a procura dessa modalidade. Bom, acho que era hora de enfrentar alguns leões aqui fora e com todo aquele "treinamento de guerra" seria mais fácil. É foi!! Me ajudou bastante a administrar meus sentimentos perante ao que me esperava. 
Voltei a prática em 2011 numa academia aqui perto de casa, agora com o professor Fabiano Benassi, do qual sou admiradora do seu trabalho, do seu profissionalismo e principalmente da energia sempre positiva que emana nas aulas. O grupo é bem pequeno e de jovens, diferente da minha primeira experiência e com isso, a aula é um pouco mais puxada. Ela mescla o Hatha, Power e finaliza com Meditação. Fiz alguns meses e consequentemente voltei a me observar. Comecei a respirar melhor, ter menos ansiedade, dormir sem interrupções, a mastigar calmamente e claro, ter pensamentos positivos. Terceira Dica: Buscar ter pensamentos positivos para consigo e com os outros. Não adianta toda essa filosofia que vai se interligando e somando às outras energias, se você mesmo tenta se sabotar com pensamentos ruins sobre tudo ao seu redor. Ruim sabemos que está, porém tentar entender faz parte do principio. 

Surgiu a possibilidade de morar fora por um ano e deixei o curso para seguir nessa aventura. E durante todo o ano de 2012 eu não pratiquei Yoga, mas busquei trabalhar as sensações internas e o fortalecimento do auto conhecimento. Foram momentos introspectivos importantes para mim, onde eu pude conhecer minhas limitações, meus desejos, minhas dificuldades e com isso, pude traçar uma "meta"do que eu busco para crescimento interior. E a volta à prática do Yoga está no topo da lista. 
Quarta Dica: O autoconhecimento. Esse momento que eu tive, acredito que todos nós precisamos em um determinado momento. Essa desaceleração é essencial, porque só assim um novo ciclo pode ser iniciado. Não é fácil tal coisa no mundo de hoje, porém não é impossível e se você se ver nesta oportunidade, vá em frente e enfrente seus sentimentos de forma clara, franca e sincera. É ótimo!

Estou voltando para as aulas este mês e quero somar com outras atividades físicas, onde eu possa associar Corpo x Interior e cuidar mais dessas urgências que o próprio corpo pede para ser feitas. É como se a luz vermelha do automóvel estive acessa, mostrando: Opa, tá na hora de dar uma atenção!
E é isso que vou fazer, INVESTIR no meu automóvel, para que o mesmo possa me levar  à muitos e muitos sonhos e desejos por aí, de uma forma que eu possa aproveitar mais. Como Quinta Dica: Invista. Uma boa academia, uma prática bem feita e avaliada não é gasto. É investimento. Se colocar na ponta do lápis verá que ainda sim é pouco valor investido, diante dos beneficios, estes para a vida toda. Não pode deixar de levar em conta a moderação, a limitação e o bom senso. Tudo é benéfico até um certo ponto, passou disso já não é legal. Somente com a observação você conseguirá dosar isto.

Namasté.


Recomendações
http://www.universoyoga.net - Prof. Fabiano Benassi
http://www.espacosantosha.com.br - Espaço
www.yogajournal.com.br - Revista ótima

Nenhum comentário:

Postar um comentário