quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Decor: Home Office

Achei interessante a reportagem da revista "ronnie Von" do mês de Abril/Maio do ano passado sobre Home Office.Ultimamente tenho lido várias revistas acumuladas durante a minha estadia na Alemanha. Não estranhem se eu eu por um acaso falar de algum assunto do ano passado. Rs.. Daí estou aproveitando, afinal na tv só têm passado coisas construtivas, ops inúteis para assistir. O que tiver de mais interessante nas revistas, vou buscar compartilhar com as amigas e leitoras do bloguito as reportagens mais interessantes.

Home-office:
hora de rush, nunca mais!

Cada vez mais comuns em metrópoles como São Paulo, Nova Iorque e Tóquio, os home-offices estão no auge da fama. Nada fortuita, a difusão da ideia poupa estresse e tempo. 
Reportagem Visual: Isabella Mendonça | Foto: Marco Antônio

Ser seu próprio chefe traz grandes vantagens, principalmente quando o escritório fica em um dos cômodos da sua casa. A primeira delas, evidentemente, é o tempo economizado com deslocamentos até o trabalho (commuting), e é, talvez, um dos males do século.

Por isso, está cada vez mais comum a criação dos home-offices, não mais como bibliotecas ou “escritórios-fachada” de luxo, mas como real espaço de trabalho dentro da residência. Com isso, torna-se necessário, além da estética que tanto nos satisfaz, ter cuidado com aspectos ergonômicos e organizacionais dentro das tais bibliotecas ou escritórios caseiros.

Os aspectos ergonômicos são os primeiros a vir à mente quando se fala em espaço de trabalho. No entanto, preparar a estrutura do ambiente antes de dispor a mobília é fundamental para o planejamento de um bom home-office. Segundo Antonio Ferreira Júnior, não há, absolutamente, uma paleta de cores obrigatória para o escritório. “Normalmente, usamos cores claras, calmas, como tons pastel, que não interferem no emocional.”

Além das cores, é importante pensar na iluminação do ambiente. A concepção dos espaços é, em geral, integrada no que diz respeito aos móveis e à luz. Mas no home-office o cuidado com a homogeneidade dos golpes luminosos é fundamental. “Esse espaço deve ser muito bem iluminado para que todos os objetos sejam identificados com clareza, principalmente nas chamadas zonas de leitura.”

Porquê? Não fugir um pouco desses aspectos e deixar o ambiente à seu gosto e com a sua cara. Afinal é um cantinho onde passará algumas horas desempenhando suas funções e atribuições. Particularmente, eu levaria em conta a luminosidade natural se possível, a harmonização dos móveis e sua funcionalidade. Manter uma organização e utilização adequada são coisas fundamentais. O trabalho em casa requer atenção redobrada nestes quesitos. Documentos, pastas, materiais de uso do dia a dia, impressora, telefone, agenda próximos facilitam a agilidade na resolução dos problemas. Quanto mais organizado se mantiver, menos (re)trabalho. E o que me chamou atenção nas "inspirações" foi exatamente o clean no ambiente. É por aí mesmo?!!!


Inspirações:
http://www.revistaronnievon.com.br
http://www.construcaodesign.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário